Caminhoneiros de todo o país reclamam que os sistemas de rastreamento da empresa Sascar estão apresentando instabilidade desde ontem, 28 de março.
Caminhoneiros que entraram em contato com o Blog do Caminhoneiro disseram que todo o sistema de rastreamento e de atendimento da empresa está inoperante, o que está impossibilitando o seguimento das viagens.
Na internet, o site da empresa também está fora do ar, e os sistemas de atendimento estão lentos, o que mostra que estão recebendo alta quantidade de solicitações. A possibilidade é de um ataque hacker, do tipo Ransomware, que tem sido usado por grupos para atacar empresas, exigindo resgate pelos dados. Esse tipo de ataque criptografa todo o conteúdo de servidores das empresas, e a liberação dos arquivos só é feita após pagamento de resgate, geralmente em moedas virtuais, como Bitcoin.
Em um comunicado, a empresa apenas citou que estava passando por instabilidade, e que os problemas seriam resolvidos até a meia-noite de hoje, 24 de março, o que não ocorreu.