Operação Asfixia
A Secretaria de estado de Segurança do Rio, em uma ação integrada com o Ministério da Justiça, deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Asfixia, com o objetivo de coibir o roubo de cargas. De acordo com a pasta, policiais militares, civis, rodoviários e federais, além de agentes da Força Nacional, fazem cercos com incursões na região dos complexos do Chapadão e da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte da cidade.
Dois blindados — um da Polícia Militar e outro da Polícia Civil — dão apoio à operação. A região concentra a maior parte do roubo de cargas no Rio de Janeiro e foi mapeada através de investigações.
Essa operação tem como intuito combater o número de roubo a cargas na região. Policiais militares de vários batalhões, policiais civis de diversas delegacias especializadas e também da capital, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional fazem cercos com incursões na região do Complexo do Chapadão e da Pedreira, em 11 pontos diferentes.
As operações fazem parte do projeto, iniciado há três semanas e retomado nesta terça, para sufocar as entradas das principais comunidades da região, que apresenta alto índice de roubos de cargas.
A ação recuperou um caminhão e parte de cargas roubadas que estavam em um galpão na comunidade de Acari.