A Polícia Civil recuperou, em Sumaré (SP), 41 dos 143 notebooks roubados da Universidade São Francisco (USF) de Itatiba (SP). O crime ocorreu na sexta-feira (14), quando oito homens armados renderam seguranças e levaram quatro gabinetes onde estavam os equipamentos eletrônicos.
Em nota, a USF afirmou que nenhum estudante ou professor foi afetado durante o assalto, que aconteceu fora do período de aulas e o campus Itatiba estava vazio.
A localização de parte da carga roubada ocorreu no sábado (15) e, nesta segunda-feira (17), a USF reconheceu os notebooks, que foram devolvidos, segundo a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas.
Os outros computadores não foram encontrados e ninguém foi preso até esta publicação.
A recuperação dos 41 notebooks ocorreu após a Deic receber uma denúncia de que um caminhão Iveco branco, semelhante ao usado pelos criminosos na fuga, estava em um condomínio do bairro Matão, em Sumaré.
Dentro do caminhão, os policiais encontraram quatro gabinetes de ferros e três notebooks com etiquetas da universidade. Além disso, a equipe percebeu que os outros 38 computadores estavam em um apartamento do térreo do condomínio.
No apartamento, os policiais ainda apreenderam uma arma e uma blusa da universidade. Todo o material foi levado para a Deic.
O inquérito para investigar o caso ficou com a delegacia de Itatiba. Em nota, a Polícia Civil de Campinas afirmou que “repassará toda informação colhida e dará todo apoio necessário a delegacia de Itatiba para a identificação dos autores do roubo em questão”.
O crime
A ação criminosa durou uma hora e meia e os funcionários foram deixados amarrados pela quadrilha, que fugiu com o caminhão carregado.
Depois do roubo, os funcionários acionaram a Guarda Municipal. Os guardas que atenderam a ocorrência levaram as vítimas para a delegacia de Itatiba, onde o caso foi registrado.
Sindicância da universidade
A USF também informou que uma sindicância interna foi instaurada para avaliar a ocorrência e implementar medidas preventivas. Aulas e outras atividades seguem normais.
“A Universidade já reforçou as medidas de segurança internas recentemente e está colaborando nas investigações junto às autoridades locais, para garantir a segurança de todos os discentes, docentes, funcionários e demais pessoas que frequentem o campus”, informou a USF.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/10/17/policia-civil-recupera-41-dos-143-notebooks-roubados-de-universidade-em-itatiba.ghtml