Somente no mês de novembro houve 27 ocorrências na cidade. Levantamento feito pelo Giro S/A, nos 11 meses de 2022, aponta que houve 633 casos nas 12 cidades que compõem o Cioeste
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), na tarde desta segunda-feira (26), o município de Osasco voltou a registrar alta no número de casos de roubo de carga. A cidade saltou dos 17 delitos contabilizados em outubro, para 27 ocorrências registradas no mês de novembro.
Em Osasco, o caso mais recente aconteceu em 20 de novembro, quando uma carga de eletrodomésticos e um carro que haviam sido roubados foram recuperados, na zona Norte da cidade. A ação policial resultou na prisão de um homem, que não teve a identidade revelada pelas autoridades policiais. Ele foi abordado após policiais militares do 14º BPM/M, que faziam um patrulhamento pelo bairro Vila Menck, desconfiarem do comportamento de um homem. Como flagrante, o homem foi levado ao 7º Distrito Policial onde o caso foi registrado.
Ainda em relação aos dados divulgados pela SSP, nos 11 meses de 2022, os municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Roque, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista registraram 633 roubos de carga, o que representa um aumento de 9% se comparado ao período pré-pandêmico, houve um aumento de 9%.
Segundo a SSP-SP, os roubos de carga, em novembro, diminuíram 7,9%, passando de 191 para 176 casos, no estado. “A redução dos indicadores criminais é resultado da Operação Sufoco, que dobrou o número de policiais nas ruas do estado, a partir de maio, por meio de diárias extras. Posteriormente, a operação foi expandida para todo o estado, com reforço do policiamento, integrando policiais civis, militares e guardas municipais”, afirmou o órgão estadual.
Em 232 dias, completados no último dia 21, mais de 5,1 mil veículos foram recuperados e outros 1,7 milhão vistoriados na ação. Além disso, 27,8 mil pessoas foram presas ou apreendidas, por mandado ou em flagrante. Durante a Operação Sufoco, as polícias apreenderam mais de R$ 1 milhão e recuperaram 6,4 mil celulares furtados ou roubados.
Outras cidades
Atrás de Osasco, as cidades de Cotia e Vargem Grande Paulista foram que mais registraram roubos de carga na Região Oeste durante o mês de novembro, com sete e cinco casos, respectivamente. Pirapora do Bom Jesus segue sendo a única localidade que não contabilizou nenhum caso nesta modalidade criminal.
Fonte: https://girosa.com.br/apos-queda-osasco-volta-a-registrar-aumento-no-numero-de-roubo-de-cargas/