O roubo de carga no México tomou um rumo preocupante, com a detecção de roubos diretamente de contêineres em trânsito das fábricas para os portos. Esta nova modalidade gerou ações judiciais no exterior contra exportadores mexicanos, que enfrentam dificuldades para cumprir contratos devido a embarques incompletos.
Norma Becerra, presidente da Associação Mexicana de Agentes de Navegação, destaca que os produtos mais afetados incluem alimentos, mantimentos, materiais de construção, produtos automotivos, medicamentos, hidrocarbonetos, roupas e calçados, especialmente aqueles sensíveis aos mercados informais. Becerra refere ainda que os contentores estão marcados desde a sua origem para serem posteriormente roubados, embora não estejam disponíveis números específicos sobre esta situação.
Em 2023, o setor marítimo portuário movimentou milhões de contentores, registando-se um aumento de 6,2% nos roubos entre janeiro e novembro face ao ano anterior.
Para ler o artigo completo: https://t21.com.mx/detectan-nueva-modalidad-de-robo-a-contenedores/
Cargo theft in Mexico has taken a concerning turn, with the detection of thefts directly from containers in transit from plants to ports. This new modality has led to legal actions abroad against Mexican exporters, who struggle to fulfill contracts due to incomplete shipments.
Norma Becerra, president of the Mexican Association of Shipping Agents, highlights that the most affected products include food, groceries, construction materials, automotive products, medicines, hydrocarbons, clothing, and footwear, especially those sensitive to informal markets. Becerra also mentions that containers are marked from their origin to be later stolen, although specific figures on this situation are not available.
In 2023, the maritime port sector moved millions of containers, with a 6.2% increase in thefts between January and November compared to the previous year.
To read the full article: https://t21.com.mx/detectan-nueva-modalidad-de-robo-a-contenedores/