A 23ª Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia E Cmb) do Exército Brasileiro construiu duas pontes provisórias para o transporte de cargas especiais, que serão instaladas na nova Subestação de Energia Elétrica do município de Minas Novas. De acordo com os militares, as pontes usadas são do tipo LSB (Logistic Support Bridge), e foram instaladas nas cabeceiras de uma ponte não concluída sobre o Rio Fanado, em Minas Novas.
As cargas de grande porte serão usados pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para levar energia elétrica para a região do Vale do Jequitinhonha, atendendo a mais de 70 mil pessoas.
A travessia ocorreu com sucesso no último dia 30 de janeiro, sem registro de nenhuma ocorrência. Para garantir a segurança das composições, a equipe da 23ª Cia E Cmb realizou diversos ensaios, simulando as condições de transposição da carga como balizamento das carretas em deslocamento, velocidade de subida e decida das rampas, verificação da altura da carga sobre os painéis de sustentação da ponte.