Macaé – A 123ª Delegacia de Polícia de Macaé realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (11) para apresentar os índices de criminalidade do primeiro semestre de 2023. O delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, anunciou que a cidade alcançou os melhores números da história desde 2003, quando os índices passaram a ser medidos pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). A coletiva contou com a presença de autoridades como o comandante do 32º BPM, Marcelo Amorim Arêdes, o secretário municipal de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, e Edilson Luiz dos Santos, coordenador do Segurança Presente Macaé.
Durante a apresentação, o delegado destacou as mínimas históricas alcançadas nos quatro indicadores estratégicos do estado: letalidade violenta, roubos de rua, roubo de veículos e roubo de carga. Os índices de letalidade violenta tiveram uma redução de 58%, enquanto os roubos de rua caíram 35%. Já o roubo de veículos registrou uma queda de 52%, e o roubo de carga teve uma redução de 100%. É importante ressaltar que Macaé não registrou nenhum roubo de carga nos últimos seis meses, o que é considerado um marco para a cidade, que historicamente enfrentava problemas nessa área, especialmente devido à extensa estrada que atravessa o município.
As autoridades ressaltaram a importância da união de forças, da integração entre as polícias civil e militar, da segurança pública e do programa Macaé Presente, além do apoio da população, para o alcance desses índices positivos. O comandante do 32º BPM, Arêdes, anunciou a inauguração do Batalhão de Ações com Cães em breve, destacando que os militares treinados com cães farejadores contribuirão ainda mais para a sensação de segurança na região.