Categoria vem vivendo uma enorme insegurança no trabalho
Com as festas de fim de ano, muitos caminhoneiros querem chegar logo em casa para passar as datas comemorativas com suas famílias.
Os criminosos estão aproveitando as datas festivas e oferecendo frete com até 80% do pagamento adiantado para os caminhoneiros que no final não recebem os outros 20% e ainda perdem seu veículo.
Muitos bandidos estão usando essa estratégia de frete para atrair os profissionais para uma emboscada de roubo do veículo.
Para não restar dúvidas de que é realmente um frete, os criminosos usam aplicativos para transporte de cargas muito conhecidos pelos caminhoneiros.
Os bandidos tem preferências por carretas novas onde apenas o cavalo pode custar mais de um milhão de reais.
Após o roubo, os caminhões são desmontados e vendidos ao mercado paralelo onde os criminosos conseguem até falsificar o selo do Detran, e acabam dificultando o trabalho da polícia em recuperar os veículos. Fiquem atentos!
Matéria que saiu no Repórter Record de março de 2021
Num aplicativo, empresas anunciam os fretes e os agenciadores de cargas fazem contato com os motoristas. A tecnologia tem facilitado a vida de caminhoneiros autônomos. O problema é que atraiu golpistas. Criminosos se passam por empresas e fazem anúncios falsos para enganar as vítimas. Os bandidos colocam endereços que realmente existem e, disfarçados, abordam os caminhoneiros antes que cheguem aos galpões. Gilclério ficou três dias em um cativeiro. Já Paulo, em uma atitude impensada, reagiu e levou um tiro.