Skip to main content

Bandidos roubam carro clonando a chave presencial: Como fizeram? Estou seguro? Como evitar?

roubo de carga, estatísticas,acidentes de trânsito

Bandidos roubam carro clonando a chave presencial: Como fizeram? Estou seguro? Como evitar?

roubo de carga, estatísticas,acidentes de trânsito

Há explosão de uma nova modalidade de furto de veículos no Reino Unido e na Europa: hackers se aproveitavam de vulnerabilidade na segurança do sistema de chave presencial “keyless” para abrir a porta, dar partida no motor e levar em segundos carros equipados com essa tecnologia. Na ocasião, conversamos com um brasileiro, morador de Londres, que teve seu Land Rover furtado na frente de casa dessa forma. Hoje, a prática criminosa já chegou ao Brasil, onde praticamente a cada semana surgem relatos de novas vítimas….
Os bandidos agem sempre em dupla: o primeiro carrega na mochila um dispositivo que “rouba” o código da chave presencial e o transmite para outro aparelho, que pode ser um smartphone com software específico.

Com esse dispositivo, o segundo bandido, posicionado ao lado do automóvel, consegue destravar as portas, entrar na cabine e escapar com o carro.

Tudo acontece rapidamente, sem a vítima perceber, e a prática requer equipamentos facilmente adquiridos na internet, por um preço relativamente baixo. “Estou certo de que esse é apenas o início de algo que vai se tornar muito maior no Brasil. A quantidade de veículos vulneráveis a essa técnica já é grande no País e irá crescer.