Autor: Evandro Salgado MBA/MBS
Risk & Security Coordinator na Philip Morris International
1. Entendimento do Negocio : Nessa primeira etapa, deve-se e entender o processo de transporte e distribuição da empresa, procurando entender a sua demanda e a sua operação logística como um todo, a fim de identificar quais as vulnerabilidades do sistema;
2. Identificação do risco externo: Após descobrir quais são as vulnerabilidades internas, deve-se buscar entender quais são os fatores externos que influem diretamente na operação e geram riscos, buscando informações relacionadas à região em que a operação atua, confrontando a mesma com índices de roubos de cargas e com os tipos de cargas que mais são roubados, além de pontos na rota com maior vulnerabilidade (conhecidos como área de risco), procurando fazer um levantamento com sua base de dados e experiência com outros clientes do mesmo segmento ou região de atuação. Considera-se este ponto como um princípio de melhoria continua, de forma que se aprende com as experiências anteriores, sejam elas positivas ou negativas;
3. Análise e definição do gerenciamento de riscos: Após entender e descobrir quais são os riscos da operação de transporte, deverão se tomar como foco os riscos mais acentuados de acordo com as condições de financiamento da empresa, uma vez que as tecnologias e procedimentos empregados no gerenciamento de riscos tem um valor relevante de investimento.
Após a definição e elaboração de um plano de gerenciamento de risco buscar o menor custo possível de acordo com o grau de risco, Geralmente, definição de cada recurso, técnica e ferramentas a se utilizar, os procedimentos são implantados, sempre de acordo com a necessidade da empresa.
Realizada a implantação, a gerenciadora precisa efetivar seus serviços, ou seja, garantir a diminuição quando não possível extinção de ocorrências, por isso realiza o acompanhamento e controle das operações, fiscalizando os procedimentos. A seguir apresenta-se um fluxograma para melhor visualização.